Abílio Cunha – Dossier CT1BO

Estação CT1BO – Hertziana

O posto emissor de radiodifusão,  CT1BO  foi inaugurado em 1928 e era propriedade de Abílio Cunha, através da sua empresa Hertziana.

A empresa Hertziana além de proprietária do posto CT1BO dedicava-se à importação e venda de equipamentos electrónicos, nomeadamente receptores de rádio, tendo uma loja de venda ao público na Rua Augusta, 280.

O posto emissor CT1BO funcionava numa moradia na Rua Bernardo Lima, 1, onde também residia Abílio Cunha e família.

Abilio Cunha era um homem de uma inteligência fora de comum, pois além de grande talento artistico – pintura e música – tinha grande gosto e conhecimento pela tecnologia, nomeadamente pela mecânica e a electrónica, que nesses anos iniciava um crescimento fulgurante.

A estação de rádio CT1BO, por ele criada, era sem dúvida uma forma de integrar num único projecto a vertente artística e a tecnológica.

A CT1BO foi uma das pioneiras da rádio em Portugal tendo emitido primeiro em onda curta e depois em onda média, alargando assim o seu alcance .

Abílio Cunha consegue que a sua estação apresente algumas novidades pioneiras na altura, como por exemplo ter um quinteto de músicos residentes, constituído por piano, órgão, violino, violoncelo e contrabaixo. Dirigia o quinteto o famoso violinista e compositor Raúl de Campos.

     Quinteto privativo do CT1BO

Foi também muito interessante e inovador o lançamento de um concurso radiofónico em 1932, com o apoio do jornal “Rádio-Sciencia”, e de uma parte significativa do principal comércio de Lisboa. O concurso consistia em cantarem ou falarem aos microfones da rádio seis artistas de teatro, devendo os ouvintes identificar as respectivas vozes. Os artistas convidados foram: Maria Sampaio, Teresa Gomes, Santos Carvalho, Corina Freire, Maria Matos e Álvaro Almeida. (ver sobre este assunto, recortes de jornais neste dossier)

A introdução na programação de um curso de morse, é reveladora da preocupação pioneira de utilizar um meio de radiodifusão como apoio à formação dos ouvintes.

A programação da estação baseava-se em música gravada em discos “Polydor” e “His Marter’s Voice”, e também em transmissão de concertos em directo nos estúdios.

No CT1BO passaram alguns dos principais artistas portugueses de então, quer ligados à música, quer ao canto, ou ainda ao teatro.

O CT1BO terminou as suas emissões em 1936 muito provavelmente por terem aparecido nessa época outras estações apoiadas por instituições com grande poder institucional e financeiro: Emissória Nacional nasce em 1935, o Rádio Clube Português em 1931 e a Rádio Renascença em 1935.

Anexos