Paul Émile Lauret – Dossier

Neste dossier vão ser apresentados alguns documentos relativos à vida de Paul Émile Lauret.

  1. Dois recortes da “Chronica Constitucional de Lisboa” em que são relatados os feitos do capitão Lauret, durante recontros das tropas liberais com força miguelistas. Num segundo recorte vem publicada a condecoração de Paul Émile com o grau de cavaleiro da Ordem da Torre e Espada.

Nota:  Por engano o apelido Lauret vem escrito “Laurette”. 

2. Artigo intitulado “Ecos da “Maria da Fonte” em Alenquer” da autoria de José Leitão Lourenço, no Jornal “Janela da Verdade” de Alenquer, de 1 de Dezembro de 2016, em que são relatadas algumas das actuações do capitão Paul Émile Lauret, naquela época (1846).

3. Relação dos militares derrotados na Batalha de Torres Vedras (1846) que foram deportados para Angola. Pode verificar-se que o capitão Paul Émile Lauret escaparia à deportação, pois o seu estado de saúde era de tal forma grave que não aguentaria a viagem, sendo por isso transferido para o Hospital do Limoeiro. Mais uma vez se nota o erro na escrita do nome, neste caso claramente por dificuldade de interpretação do documento manuscrito (Paulo Emilio Lavort).

4. Opúsculo escrito por Paul Émile Lauret com o objectivo de atestar o seu comportamneto militar e civil no comando de uma unidade militar no periodo da Revolta da Maria da Fonte e da Patuleia. Existe uma cópia na Biblioteca Nacional.