Maria Ana Stattmiller Saldanha e Albuquerque Lauret

9. Maria Ana Stattmiller Saldanha e Albuquerque Lauret, nasceu em Lisboa, a 17 de Setembro de 1853, filha mais velha de José Maria de Jesus Stattmiller de Saldanha de Albuquerque Coutinho Matos e Noronha (18) e de Maria Ana Júlia de Macedo Soares Serrão (19). Teve duas irmãs mais novas.

Desconhecem-se pormenores da sua infância, mas pode presumir-se que teve uma educação cuidada, pois o seu pai nasceu em Londres, filho de um diplomata alemão, e de uma filha do 2.º conde da Ega.

Maria Ana era representante da casa e título de Conde da Ega.

Casou, em 1880, com Paulo Alfredo Emílio Lauret, que se tornaria um eminente ginasta, professor e divulgador da Educação Física em Portugal.

Em virtude do seu casamento Maria Ana passa a viver na cidade do Porto, onde o seu marido era professor de educação física, e em 1882 fundou o “Ginásio Lauret e Sala de  Armas”. Maria Ana colabora no ginásio como professora de dança e efectuando acompanhamentos de piano. A sua prima, Ana Violante Stattmiller Saldanha e Albuquerque foi também professora no ginásio, dando aulas a senhoras e crianças

Maria Ana fundou e foi directora do Colégio Spencer, para educação de jovens do sexo femimino. Não se conhecem muitos pormenores sobre a abertura desta escola, mas presumindo-se que o seu nome pretende homenagear Herbert Spencer, filosofo inglês, pode daí deduzir-se o seu nível cultural e também apego a ideais liberais.

Sabe-se que Maria Ana começou a ter problemas com o seu marido Paulo, e que este acabaria por emigrar para o Brasil, em 1896, levando com ele a filha Mariana, deixando o filho Paulo Emílio  com a mãe.

Sabe-se que Paulo Emílio era muito chegado à mãe, tendo Maria Ana vivido com ele e com a nora até à sua morte.

Maria Ana Stattmiller Saldanha e Albuquerque Lauret veio a falecer em casa do filho, em Carcavelos, a 9 de Janeiro de 1914.