Paulo Emílio Lauret

4 – Paulo Emílio Lauret, nasceu no Porto, a 24 Dezembro de 1884 , segundo  filho de  Paulo Alfredo Emílio Lauret  (8) e de Maria Ana Stattmiller Saldanha e Albuquerque Lauret (9), representante da casa e título de Conde da Ega. Tinha uma irmã mais velha, Mariana Stattmiller Saldanha e Albuquerque, nascida em 1880.

O pai, Paulo Alfredo, era um distinto professor, teórico e dinamizador da Educação Fisica sendo proprietário, na cidade do Porto de um ginásio: “Ginásio Lauret – Sala de Armas”.

Paulo Emílio, apesar de ter frequentado o ginásio do pai, nunca mostrou especial inclinação para a prática da educação física.

Com o decorrer do tempo o casamento dos seus pais foi tendo problemas e, em 1896, Paulo Alfredo parte para o Brasil com a filha, Mariana, ficando Paulo Emílio em Lisboa com a mãe.

Paulo Emilio era monárquico e desejava que os seus filhos retomassem os apelidos Saldanha e Albuquerque, que se mantinham na família desde o século XVI, e que o seu pai, liberal e filho de francês, não lhe tinha colocado.  Desejava ainda  requerer o uso efectivo do titulo de 5.º conde da Ega . A crise da monarquia e a implatação da república a 5 de Outubro de 1910 vão impedir estes seus desejos, tanto mais que o seu filho mais velho nasce precisamente a 4 de Outubro de 1910.

Casou com Maria Albertina Saturnino Lauret (5) com quem teve quatro filhos, cujas identidades serão analisadas no fim deste texto.

Paulo Emílio Lauret era um quadro superior da CP – Caminhos de Ferro Portugueses, na altura propriedade de uma empresa inglesa.

A família tinha uma vida desafogada, própria da classe média alta da altura, mas os seus rendimentos  não eram suficientemente elevados para que fosse possível acumular qualquer tipo de fortuna. A sua morte prematura, aos 46 anos, vai colocar a viúva e os quatro filhos com dificuldades financeiras. O filho mais velho, Emílio, então com 20 anos, é o único que se consegue licenciar, terminando o curso no então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. A filha mais velha, Maria Amélia e o filho mais novo Paulo acabaram por completar o curso do Instituto Comercial.

Será a filha mais velha, Maria Amélia, que assumirá os encargos da sua mãe, uma vez que a pensão deixada por Paulo Emílio era, como acontecia naqueles tempos,  muito exígua.

Paulo Emílio Lauret faleceu  a 18 Abril de 1930 em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira, com apenas 46 anos de idade, de doença de coração.

Filhos de Paulo Emílio Lauret e de Maria Albertina Saturnino Lauret